Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Falsas doutrinas: A Nova Era

21 de dezembro de 2012, essa data tem sido bastante citada durante o nosso dia a dia, muito dizem que será o fim do homem na terra, já outros se levantam para dizer que será o ínicio de uma "nova era" chamada Era Aquariana, trazendo consigo vários ensinamentos enganosos para o homem. Segundo os defensores da Nova era, dizem que será um novo conceito espiritual, mas na verdade são vários ensinamentos de religiões antigas, entre elas o Hinduísmo, e todos se chocam com a verdade da Bíblia Sagrada e do Deus vivo. Vamos conhecer aqui as propostas da Nova Era e provar porquê não devemos nos iludir com essa nova prática que irá surgir, e fazer o possível para nos manter longe dela.

A Nova Era não acredita no fim dos tempos
De acordo com a Nova Era, a História da humanidade se divide em quatro eras: a infância, a adolescência, a juventude e a maturidade. A primeira é a Era de Touro, caracterizada pela força bruta (4304 - 2154 a.C.); a segunda, a Era do Carneiro, é a época em que surgiu o povo judeu e a Bíblia (2154 - 4 a.C.); a terceira, a Era de Peixes, que é a nossa era Cristã (4 a.C. - 2146 a.C.); e a quarta é a Era de Aquário, quando os homens tornase-ão deuses (2146 - 4296 a.C.). Os novaerenses, seguidores da Nova Era, dizem ainda que a partir de 4296 terá um ínicio a Era de Capricórnio, uma época perfeita para a humanidade. Essa mensagem ganhou muita repercurssão na sociedade, por falar de um mundo melhor, mas sem Deus. A Nova Era diz que o ser humano pode mudar o mundo sem o conceito de Deus, pecado, Salvação, Céu ou inferno. Na verdade, cumpre-se o texto de Apocalipse 9.21 que diz que nos últimos dias surgirá uma geração de pessoas que não desejarão se arrepender, não reconhecerão se arrepender, não reconhecerão seu pecado nem a necessidade de Salvação. (Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos. Apocalipse 9;21)
A palavra de Deus, ao contrário do ensinamento novaerense, delcara que haverá o final dos tempos, a consumação da História, quando os ímpios receberão seu castigo e os justos serão salvos, e não porque são deuses, mas porque o único e verdadeiro Deus os resgatou através de Cristo (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3;16)
A única nova era de que a Bíblia fala é uma referência ao Milênio, que será um período de mil anos em que o Senhor Jesus reinará sobre a Terra juntamente com a sua igreja. (
Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. Apocalipse 20;4-6)

O conceito de Deus na Nova Era
Na Nova Era, o Deus pessoal não existe. Os novaerenses pregam um mundo sem Deus. Segundo eles, todo ser humano é um deus. A Bíblia ensina exatamente o oposto. Ela diz que o homem não é Deus e nem Deus é o homem. Não é à toa que seja tão comum ouvir os novaerenses afirmarem que, na Era Aquariana, o conceito cristão de Deus vai desaparecer. (
Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um deus. com efeito és mais sábio que Daniel; não há segredo algum que se possa esconder de ti. Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros. Pela tua grande sabedoria no comércio aumentaste as tuas riquezas, e por causa das tuas riquezas eleva-se o teu coração; portanto, assim diz o Senhor Deus: Pois que consideras o teu coração como se fora o coração de um deus, por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor. Eles te farão descer à cova; e morrerás da morte dos traspassados, no meio dos mares. Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou um deus? mas tu és um homem, e não um deus, na mão do que te traspassa. Ezequiel 28;2-9)

A visão da Nova Era sobre o ser humano
Na Nova Era, a crença do panteísmo de que "tudo é Deus e Deus é tudo" prevalece. Por essa logica "como o homem é parte do todo, então o homem é Deus". Que absurdo! Pela Bíblia, Deus não é parte da criação. Ele é o Criador de todas as coisas e está acima de todas elas (
Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?); Isaías 44;24). O homem não é Deus, mas apenas uma criatura (E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Gênesis 1;26).
Para a Nova Era, o homem é bom por natureza, mas sabemos que a natureza do homem é má (entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2;3). Ele precisa de Salvação, que não é conquistada pelas boas obras (Porque pela graça sois salvos, por s gentios, e eles à vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2;8-9), mas sim por meio da fé e obediência a Deus.
Essa filosofia ainda prega que o ser humano é dotado de um "potencial infinito". Tal afirmação é baseada na idéia de que cada ser humano é um deus. Trata-se de um pensamento enganoso e egocêntrico. A Bíblia diz que o diabo queria ser como Deus (Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? que a seus cativos não deixava ir soltos para suas casas? Isaías 14;12-17), por isso caiu. No Éden, ele encorajou Adão e Eva a também desejarem ser como Deus (Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Gênesis 3;1-5) o que os fez cair. Outro conceito equivocado dessa crença a respeito do ser humano afirma ser "o homem um com o universo". Ora, o ser humano é a única criação de Deus que foi feita à sua imagem e semelhança, é uma criação singular de Deus ( E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Gênesis 1;26), e não um com o universo.

A Nova Era e os milagres
A Nova Era crê nos milagres da Bíblia, mas por objetivos diferentes. Eles tentam explicar tais fenômenos pela parapsicologia, pelos "poderes da mente", como se o ser humano fosse um deus com poder de fazer milagres.
Infelizmente, muita gente acaba acreditando nisso, esquecidos do que Jesus disse sobre o fim dos tempos, especialmente sobre os falsos profetas que fariam maravilhas de tal monta que "se possível fora, enganariam até os escolhidos" (porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24;24).
Quando lemos sobre o Anticristo, a Besta e o Falso Profeta, vemos que produziriam muitos milagres, que atrairiam a atenção, o respeito e a adoração das pessoas (Apocalipse 13). São milagres produzidos pelo Maligno.


A Nova Era prega o ecumenismo
A Nova Era defende a união das religiões em uma só. Isso porque ela tem por objetivo liderar a humanidade em todas as áreas - política, econômica, educacional e religiosa. O ecumenismo religioso desagrada a Deus. Só há Salvação em Cristo (
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14;6)

O ocultismo na Nova Era
A Nova Era, com sua ênfase na parapsicologia e hinduísmo, enfatiza o uso de práticas ocultistas. Infelizmente, há pessoas que não acham nada demais o uso de objetos místicos e esotéricos (como incenso, sinos de vento, anjinhos, fadinhas, velas, pirêmides, imagem do sol e da lua) em suas casas e escritórios. Eles se esquecem, porém, que tudo que diz respeito ao ocultismo honra o Maligno e desagrada a Deus (
Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus. Deuteronômio 18;10-13)

E para terminar deixo uma frase do filme clássico "Alice no país das Maravilhas", que já foi apontado por ter muitas mensagens subliminares.

"Para quem não sabe aonde vai, qualquer estrada serve" diz o gato a personagem Alice.

Créditos as Lições Bíblicas da AD

0 comentários:

Postar um comentário