Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Falsas doutrinas: Iemanjá, o Dagon nos tempos modernos



Demorei para voltar a tocar nesse assunto de doutrinas, e como sempre, os assuntos de falsas doutrinas são sempre os mais polêmicos. Estava hoje refletindo sobre uma pregação de Marco Feliciano (clique aqui para assistir), e lembro que em uma determinada parte ele mostra quais os nomes dos antigos deuses da antiguidade hoje em dia, e então ele chega a falar que a orixá Iemanjá pode ser considerada o deus Dagon do antigo povo filisteu. Essa afirmação faz muito sentido, pois achei algumas semelhanças entre os dois:

1 - Dagon era uma das principais divindades do povo filisteu, era considerado o deus da fertilidade, da abundância e da colheita. Iemanjá é a orixá principal do candomble, segundo eles ela traz sorte, e hoje em dia muitas pessoas a procuram atrás de bens materiais, principalmente dinheiro, fama.

2 - Dagon era uma era uma entidade marinha, metade do seu corpo era peixe, e metade homem. Iemanjá é considerada a "Rainha do mar".

3 - Os filisteus sempre ofereciam cultos e sacríficios e orações ao deus Dagon em seu templo. O devotos de Iemanjá estão sempre fazendo oferendas a orixá, seja durante o ano, ou até mesmo na passagem de ano.

Mas devo lembrar também, que apesar das oferendas e da adoração dos filisteus para o deus Dagon, eles nunca foram pários para Jeová, não lembro de ler na bíblia nenhuma derrota dos hebreus para os filisteus, com Jeová do lado deles, prova disso, é essa linda passagem de I Samuel 5;3-5 "Levantando-se, porém, de madrugada no dia seguinte os de Asdode, eis que Dagon estava caído com o rosto em terra diante da arca do Senhor; e tomaram a Dagon, e tornaram a pô-lo no seu lugar. E, levantando-se eles de madrugada no dia seguinte, eis que Dagon estava caído com o rosto em terra diante da arca do Senhor; e a cabeça de Dagom e ambas as suas mãos estavam cortadas sobre o limiar; somente o tronco ficou a Dagon. Pelo que nem os sacerdotes de Dagon, nem nenhum de todos os que entram na casa de Dagon, pisam o limiar de Dagon em Asdode, até o dia de hoje."
E o que ganham os que seguem Iemanjá? Podem até conseguir dinheiro, fama. Mas e a salvação, eles terão? Ter a salvação é uma coisa que nenhum deus qualquer pode dar, apenas Jesus, e assim como os hebreus de antigamente, nunca vi um seguidor do Senhor sair perdedor de uma luta :)

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14;6
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;
João 14:6

1 comentários:

Marcus disse...

Ñ conhecia sua página,pois é a primeira vez q entro por curiosidade e gostei do conteúdo.

Postar um comentário