Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Minissérie Rei Davi: Comparando com a real história

Dia 24 foi ao ar a Minissérie "Rei Davi" na rede Record, e levou a emissora a vice-liderança de audiência. Acredito que eu tenha visto o 1º capítulo, e vi dois pontos bastante diferentes da história original, então vi que tinha que comentar aqui. O que eu mais gostava na minisséries bíblicas da Rede Record é que elas não fugiam tanto da história da Bíblia, como a Minissérie "A história de Ester", eles apenas acrescentavam personagens para dar mais ação a história. Mas percebi que no capítulo de ontem na minissérie "Rei Davi" houve algumas mudanças de roteiro, que aos meus olhos não pareceu ser tão agradáveis:

1º) O encontro de Davi e Batseba na mocidade: Essa parte foi muito errada. Pra começar, Davi não conheceu Batseba da mocidade (Veja na palavra: E aconteceu que a tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando: e era essa mulher mui formosa à vista. E enviou Davi, e perguntou por aquela mulher: e disseram: Porventura não é esta Batseba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? - 2 Samuel 11;2-3), e sim já quando era adulto, casado, e ela também casada. O romance entre Davi e Batseba, na verdade foi um adultério, abominável aos olhos de Deus, que gerou a morte do 1º filho dos dois. Já na minissérie, Davi conhece Batseba jovem, salvando ela de um ataque de saqueadores, e fica encantado pela moça, o que me pareceu "amor a primeira vista". Eu entendi essa atitude da Record, acredito que aqueles que apoiam o pecado, também estejam pecando, ter colocado um encontro de Batseba e Davi na juventude iria dar uma mais "romantico" e mais na frente quando eles adulterarem, muitos gostarão do casal ter se unido, mas não prestarão atenção no lado errado dessa história. Adultério não é bom, e a Bíblia condena (Veja na palavra: Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. - Mateus 5;27-28).

2º) Jessé, o pai ignorante para com Davi: Segundo a Bíblia, Davi era o irmão mais jovem, formoso e de bom semblante, porém acredito que não tinha perfil pra quem algum dia se tornaria rei. Mas isso não significa, que Davi era ignorado pelo pai, em nenhum momento da Bíblia, vi Jessé se referindo com tal ignorancia como a Minissérie mostra (Veja na palavra: E Davi era filho de um homem, efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos: e nos dias de Saul era este homem já velho e adiantado na idade entre os homems. Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra: e eram os nomes de seus três filhos, que foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama. E Davi era o menor, e os três seguiram a Saul. Davi porém ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém. Chegava pois o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias. E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos uma efa deste grão tostado e estes dez pães e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos. Porém estes dez queijos de leite leva ao chefe de mil; e visitarás teus irmãos, a ver se lhes vai bem; e tornarás o seu penhor. - 2 Samuel 17;12-18)

Fiquem de olho na Minissérie "Rei Davi" e na Rede Record e suas boas intenções. De que adianta mostrar a Bíblia, se ensinas errado, heim Bispo Edir Macedo?
Se houver mais algo que eu discorde nessa série, volto a falar no assunto aqui :)

0 comentários:

Postar um comentário