Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Falsas doutrinas: A Reencarnação


Este é o segundo ou terceiro post que eu faço ligado as crenças do espiritismo, talvez tenha pessoas que estejam pensando "que intolerância" ou "ela só sabe falar disso?", a reencarnação é um tema central do espiritismo sim, mas não só desta doutrina, é uma ideia muita usada também pelas religiões orientais, pelo Hinduísmo e pelo Budismo. Primeiramente, vamo conhecer um pouco o que essa ideia apresenta: Segundo os defensores da reencarnação, após a morte a alma pode voltar em outro corpo, para que as pessoas possam "pagar" pelos seus pecados, dizem que alguns reencarnam até em animais como um jumento, sapo, como se fosse uma espécie de "maldição"... o que leva aos líderes defensores dessa ideia dizer também que os animais tem almas. Na ideia da reencarnação a terra é o nosso lugar de "expiação", nós devemos aceitar o nosso sofrimento, sem misericórdia ou libertação. Muitas doutrinas usam até a Bíblia para convencer que esta idéia é correta, mas veja o que o Livro da Verdade diz nesta passagem: … aos homens está ordenado a morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. Hebreus 9;27
Se o homem morre apenas um vez e tem o juízo, isso significa que ninguém volta para terra para "pagar" os seus pecados, e este versículo vai contra uma das leis de Allan Kardec em que ele diz "Morrer, nascer de novo e progredir sem parar". Em um estudo bíblico eu peguei alguns pontos interesantes usados pelos defensores da Reencarnação, vejam:

1 - A oração do Rei Davi
Em II Samuel 12; 14-23 o filho do rei Davi estava doente, destinado a morrer, então o rei começa a orar e jejuar ao Senhor para que ele viva, mas o menino acaba falecendo, então Davi para. E quando o questionam por que parou, Davi diz: "Então os seus servos lhe disseram: Que é isso que fizeste? pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que a criança morreu te levantaste e comeste.
Respondeu ele: Quando a criança ainda vivia, jejuei e chorei, pois dizia: Quem sabe se o Senhor não se compadecerá de mim, de modo que viva a criança?
Todavia, agora que é morta, por que ainda jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim." II Samuel 12;21-23
Se a Reencarnação existisse, Davi como um líder levantado por Deus teria se consolado e dito "esperarei ela nascer em outro corpo"

2 - Jesus: Reencarnação ou Ressureição?
O certo é ressureição. Segundo os que se dizem "espíritas-cristãos" Jesus teria reencarnado após sua morte. Mas espera ai, para reencarnar não tem que nascer de novo? Jesus não nasceu de novo, Ele voltou como adulto e readquiriu o seu corpo, com as marcas dos ferimentos, mas incorruptível, imortal e glorificado. Veja o que diz esta passagem: "Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas." Filipenses 3;20-21

3 - João Baptista: A reencarnação do profeta Elias?
Não mesmo! Elias, para ínicio de conversa, o profeta nem sequer passou pela morte, foi diretamente arrebatado para os céus: "E, indo eles caminhando e conversando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho." II Reis 2;11
E João Baptista já foi questionado se era Elias, e respondeu que não: "
Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não." João 1;21

4 - Tenho que nascer de novo para entrar no Reino de Deus?
Não. Muitos espirutalistas usam essa passagem para convencerem as pessoas: "
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3;3
Na verdade, o nascimento em que Jesus se referiu, não é o nascimento na carne, mas sim o nascimento no espírito. Neste mesmo capítulo, há mais informações sobre este "nascimento": "
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito." João 3;4-6
Este nascimento que Jesus mensionou é o batismo, para deixar a sua antiga vida de pecado nas águas, e entrar para uma nova vida em Cristo, sendo guiado pelo Espirito Santo, e não pelos prazeres da carne: "
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito." Romanos 8;1-5

5 - Defender a ideia da Reencarnação é negar o Sacríficio de Jesus
Não preciso de nenhum versículo para terminar este ponto. Quantas e quantas pessoas estão casandas de ver em igrejas, filmes que Jesus morreu para nos livrar do pecado? No livro de Isaías diz que Ele levaria sobre si todas as nossas inquidades, e as nossas enfermidades. E daí aparece alguém dizendo que nós temos que nascer várias vezes e sofrer calados sem misericórdia ou libertação? Isso não existe! Se isso fosse mesmo verdade, de que adiantou Jesus morrer na cruz para continuarmos pagando pelos nossos erros? Isso algumas das doutrinas conseguem explicar? Sinceramente não. Por que a verdade é que Deus nos deu apenas uma vida, para vivermos livres depois dos sacrifício de Jesus e termos ele como nosso único e suficiente Salvador.

Creditos ao site Assembléia de Deus Leiria
(Algumas coisas eu usei deste site, outras foram acrescentadas por mim)

0 comentários:

Postar um comentário